terça-feira, 19 de janeiro de 2016

sobre os jardins...

Terra para o pé firmeza, terra para a mão carícia”

“Quando olhamos para o mundo à nossa volta, descobrimos que não estamos jogados no caos e na aleatoriedade, mas somos parte de uma grande ordem, uma grande sinfonia da vida. [...] Na verdade, nós pertencemos ao universo, e essa experiência de pertencer pode tornar a nossa vida profundamente significativa” (A Visão sistêmica da vida – Fritjog Capra e Pier Luigi Luisi)

Tudo começou quando percebi que o jardim da minha infância tinha virado um jardim de pedras... seco, sem vida! Antes ele costumava ser um lugar úmido (e cheio de humus, que tem a ver com humano, tem a ver com terra fértil), era aconchegante... cheio de plantas, samambaias, flores... lesmas, lagartixas, tatu-bolas e até mesmo borboletas, duendes e fadas. Era um jardim pequeno dentro de casa. Mas o fato de ser pequeno em nada me impedia de viver nele grandes aventuras!
Um dia, porém, eu cresci, mudei de casa e quando voltei ao jardim 12 anos depois tudo estava diferente. A terra seca, compactada, sem graça... Meus pais decidiram então cobrir a terra com pedras brancas e as paredes ganharam uma cor cinza. Parece que agora tudo era mais cinza mesmo... As cores intensas e o pôr do sol incrível daquela casa eram coisas que só eu parecia lembrar! E reavivar aquele jardim e todos os outros era agora meu mais novo sonho e minha mais nova grande aventura...
Não sei e ninguém sabe quanto tempo pode demorar para realizar as aventuras que a gente sonha. Mas a força do sonho já é coisa muito importante para ser enterrada, ainda mais em uma terra seca e dura.
Então quando um sonho morre a gente não enterra, a gente aproveita a força dele para fazer nascer uma nova semente... a gente remexe o solo em volta, coloca mais folhas secas, mais adubo e água... e aos poucos ela (a terra, a Terra) volta a ser um lugar habitável, ás vezes até aconchegante. Não é fácil... cultivar um jardim é cultivar a força do sonho... é cultivar a vida, o amor próprio e o sentimento de pertencimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário